Jogo educacional e prova refeita em grupo como estratégias de ensino ativo em fisiologia : percepção discente e efeito no aprendizado = Educational game and group re-testing as strategies for active education in physiology: students perception and effect on learning



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Tese

Agência fin.: FAPESP

Grau: Doutorado

Disciplina: Fisiologia Oral

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Programa: Doutorado em Odontologia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Luchi, Kelly Cristina Gavião

Orientador: Fernanda Klein Marcondes


Assunto: Ensino superior,Aprendizado colaborativo,Fisiologia,Higher education,Colaborative learning,Physiology


Resumo: Resumo: Estratégias de ensino ativo como jogos educacionais e realização de provas em grupo, após prova individual, têm sido utilizadas a fim de aumentar o interesse e aprendizado de alunos de diferentes cursos de graduação na área da saúde. O objetivo da presente tese foi avaliar a percepção dos estudantes sobre a utilidade destas estratégias para o seu aprendizado, e o efeito das mesmas sobre o desempenho em avaliações acadêmicas. Esta tese está estruturada em modelo alternativo, composta por três artigos científicos. O objetivo do primeiro artigo foi avaliar o efeito de um jogo educacional no aprendizado sobre potencial de membrana e potencial de ação e na percepção de estudantes universitários sobre a estratégia utilizada. O estudo foi composto por dois experimentos, realizados com 127 alunos de primeiro ano de graduação em odontologia. O aprendizado dos alunos foi avaliado pela nota obtida em um teste, após atividade com jogo educacional ou após aula teórica e estudo individual. Foi observado melhor desempenho acadêmico dos estudantes que participaram do jogo em comparação com aula teórica nos dois experimentos, além de percepção discente positiva sobre a utilização desta estratégia. O objetivo do segundo artigo foi descrever um jogo de tabuleiro sobre fisiologia do sistema muscular e avaliar seu efeito no aprendizado de estudantes de cursos de graduação em farmácia e enfermagem. Participaram do estudo 43 estudantes universitários, divididos em grupo jogo e grupo controle, que realizaram atividade com jogo e estudo dirigido em grupo, respectivamente. A nota obtida na atividade avaliativa foi significativamente maior após atividade com o jogo em comparação ao estudo dirigido. O objetivo do terceiro artigo foi descrever o uso de diferentes estratégias de resolução de prova em grupo, após a avaliação individual prévia, e avaliar a percepção discente sobre seu efeito no aprendizado. Participaram do estudo 640 estudantes universitários de diferentes instituições de ensino, que cursavam graduação em odontologia, enfermagem, fisioterapia e medicina. Para 92% dos estudantes, a realização de prova em grupo, após prova individual, auxiliou no aprendizado, por permitir o compartilhamento de conhecimento entre os integrantes do grupo, ajudar na identificação e esclarecimento de dúvidas, na fixação de conteúdo, além de ser um método mais dinâmico e descontraído. As estratégias utilizadas permitem feedback imediato que reforça o aprendizado do aluno e estabelece diretrizes na tomada de decisões e definição de prioridades, sendo útil para alunos e professores, permitindo o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que, nos três estudos, não foram utilizados apenas métodos ativos isolados para abordar os conteúdos, mas sim estratégias de ensino ativo combinadas com aulas tradicionais mais curtas, e todos obtiveram resultados positivos. Em suma, a utilização de jogos educacionais e provas em grupo como estratégias de ensino ativo de fisiologia promoveram percepção positiva de estudantes universitários de cursos da saúde com relação ao aprendizado. Além disso, o uso de jogos educacionais foi eficaz no aumento do aprendizado destes estudantes


Abstract: Abstract:Active teaching strategies such as educational games and group tests, after individual tests, have been used in order to increase the interest and learning of students from different undergraduate courses in the health area. The objective of the present thesis was to evaluate students perceptions about the usefulness of these strategies for their learning, and their effect on performance in academic evaluations. This thesis is structured in an alternative model, composed of three scientific papers. The objective of the first article was to evaluate the effect of an educational game on learning about membrane potential and action potential and on the perception of university students about the strategy used. The study was composed of two experiments, performed with 127 first year undergraduate students in dentistry. The students learning was evaluated by the grade obtained in a test, after activity with educational game or after theoretical class and individual study. It was observed a better academic performance of the students who participated in the game compared to theoretical classes in both experiments, in addition to positive student perceptions about the use of this strategy. The purpose of the second article was to describe a board game about physiology of the muscular system and to evaluate its effect on the learning of undergraduate students in pharmacy and nursing. A total of 43 university students, divided into a group and a control group, participated in the study. The performance in the evaluative activity was significantly higher after activity with the game compared to the directed study. The aim of the third article was to describe the use of different strategies for solving group tests, after the previous individual evaluation, and to evaluate the students perception of their effect on learning. A total of 640 university students from different educational institutions participated in the study, attending undergraduate courses in dentistry, nursing, physiotherapy and medicine. For 92% of the students, the group test, after individual test, helped in the learning, for allowing the sharing of knowledge among the members of the group, help in the identification and clarification of doubts, in the fixation of content, besides be a more dynamic and relaxed method. The strategies used allow immediate feedback that reinforces student learning and establishes guidelines in decision making and prioritization, being useful for students and teachers, allowing the follow-up of the teaching-learning process. It is worth mentioning that in all three studies, not only active methods were used to address content, but active teaching strategies combined with shorter traditional classes, and all of them had positive results. In short, the use of educational games and group tests as strategies of active teaching of physiology promoted a positive perception of university students of health courses in relation to learning. In addition, the use of educational games was effective in increasing the academic performance of these students


Referência: LUCHI, Kelly Cristina Gavião. Jogo educacional e prova refeita em grupo como estratégias de ensino ativo em fisiologia: percepção discente e efeito no aprendizado = Educational game and group re-testing as strategies for active education in physiology: students perception and effect on learning. 2019. 1 recurso online (81 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/339645. Acesso em: 27 Apr. 2020.

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